– é uma fraga, fraga?

Os comentários feitos a este post pelo caríssimo amigo Murilo Constantino [noutro fórum, como vocês podem ver] me deixaram com a impressão de que o pedacinho da escarpa devoniana que encontramos e que consideramos uma possível locação para o filme é realmente uma escolha especial.

O Murilo pontuou, entre outras coisas, que talvez não haja, na região, uma vista tão ampla e que dê para um vale cujo desnível é tão radical como ali. E, de fato, vê-se Campo Largo e Curitiba; tem-se uma clara noção do que seja o primeiro planalto; e ao fundo, no horizonte, a crista formada pela Serra do Mar surge surpreendente alta!

O acesso de carro é muito fácil e anterior ao pedágio. É possível filmar o paredão de um ponto de vista quase frontal de outro lugar igualmente acessível e próximo. O platô que antecede o paredão é plano e, em alguns pontos o mato está baixo, quase um pasto. O lugar onde o jantar poderia acontecer é um ponto a escolher, entre outros que podem abrigar outros desdobramentos da cena. A equipe/personagens se deslocam pouco e a continuidade de espaço fica sugerida mas com novas e incríveis possibilidades de mise-en-scène!

A grande dificuldade desta locação é a captação de som direto, para a qual, à beira do penhasco, é presença constante o ruído característico da rodovia. Acontece ali um fenômeno acústico incrível! Afastando-se 20, 30 metros da beirada, o som da rodovia é quase inteiramente refletido pelo paredão, absorvido pelo mato e SOME! É impressionante! Isso nos dá algumas possibilidades de contornar a dificuldade com o som!

Além disso, a paisagem tem um dado forte, que eu particularmente curto, que é uma fábrica de cimento enorme, apequenada no todo da paisagem mas impossível de ignorar. Para as cenas noturnas, creio inclusive que ela constitua uma referência útil de luzes à distância, conferindo profundidade à vista do vale.

Vamos visitar, ainda, a pousada Cainã, também em São Luiz do Purunã, que parece que também tem uns paredões incríveis e voltados para o Leste!

Um penhasco, uma penha, uma fraga.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s