No meio da fantasia…

A imagem que eu pirei primeiro [pirar como “divisar”, por isso a transitividade direta], com um olhar meio de transe, tentando ver com o pensamento, foi um plano próximo de uma taça, dando a ver através o sol se pondo. Não sei se no mesmo plano, mas o quadro se abriu e vi a mesa, toalha branca, as pessoas em alguma espécie de agitação, não exatamente comendo. Há comida na mesa, há bebida também… vinho? Bem convencional. As pessoas, inclusive, não estão vestindo roupas cotidianas, acho que nem são roupas de agora. Há um homem que gargalha e parece o Klaus Kinski. Aliás, as roupas são como as que se vê no Fitzcarraldo, os trajes de gala dos homens e, talvez, mesmo os das mulheres. Eu estava com o Fitzcarraldo na cabeça, agora me lembro bem! (hahahahaha!) é sério…

É isso!

Esta é a imagem que eu vi, nascida a idéia!

E tem uma questão importante aí: esta foi a imagem que eu vi. Mas será que esta é a imagem que eu quero? Por exemplo, no meu caso, eu acho que não. É certo que há desejo nesta fantasia, mas talvez ele não seja o desejo da imagem em si. Talvez eu quisesse muito um personagem lunático e visionário, este certo jeito da luz difratar no copo e roupas de uma ocasião especial qualquer, mas não aquela imagem. Ou talvez eu queira ser surpreendido como nos surpreende um sonho [acho que não dá, né? como realizadores que somos, e tal… hehehe]…

Atiçando, então, a questão da Tamíris: a imagem que vocês vêem é a imagem que querem?

filmando "Fitzcarraldo"

Werner Herzog, Claudia Cardinale e Klaus Kinski filmando "Fitzcarraldo"

 

 

One thought on “No meio da fantasia…

  1. Sei que o meu desejo se instaurou sobre o que você narrou. As imagens saltaram das palavras na minha mente e eu as quis. No material final do filme? Não sei. Mas eu quero a fantasia do outro, também.

Deixe uma Resposta

