considerações sobre a plausibilidade e o fantástico

Quando a busca por uma certa imagem nos pareceu um motivo forte o suficiente para nortear o processo de criação do filme, nosso fascínio pela imagem tal qual a concebíamos em nossa imaginação individual, era alimentado, sem dúvida, pelo aspecto fantástico, onírico que a cena sugere.

Entretanto, vinha me ocorrendo aqui e acolá, sempre que considerava a respeito da dramaturgia que iremos construir, as indagações sobre as razões para um tal evento. Nossas expectativas para o processo de criação colaborativa, na dramaturgia como nas demais “áreas”, sequer apontam para um trabalho que parta de “porquês”, de contextos e motivações extradiegéticos. Nossa busca está mais direcionada à criação de um repertório comum à equipe e ao elenco e a uma dramaturgia que surja do trabalho com os atores.

Mesmo assim, começar pelas razões para um tal jantar acabava por me conduzir à questão da plausibilidade.

Estivemos, eu, Tamíris e outros amigos mui caros, acampados no Marumbi, onde cozinhamos pratos prodigiosos considerada a precariedade que se espera da situação. Foi aí que comentei com a Tamíris que o contexto ficcional que melhor se prestaria à plena plausibilidade da situação de um jantar em um penhasco seria aquele: o de personagens acampados.

Sua resposta me levou a pensar que a plausibilidade é uma espécie de veneno da fantasia e a cena que então me fascinara tinha agora outros encantos, mas perdera de imediato o seu aspecto fantástico, aquele que nos deu tanta vontade de imagem.

pôr-do-sol no Marumbi - 09/09/2011

Anúncios

One thought on “considerações sobre a plausibilidade e o fantástico

  1. É um gosto pelo absurdo, não? O fato das circunstâncias da cena serem fantásticas imediatamente as carrega de um fascínio próprio e necessariamente portador de uma certa concentração de significado além daquele aplicado ao naturalismo… me dá vontade de abraçar Jodorowsky =)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s